Moby – Destroyed (2011)

Minha primeira recordação de Moby vem de 1992, ano em que o produtor norte-americano estreou (com um álbum homônimo) e veio ao Brasil para tocar ao no lendário L&M Music, primeira grande festa de música eletrônica para pistas (ou rave, se preferirem) do Brasil, ao lado dos mascarados do Altern 8.

E penso que a relação entre o careca (em 92 ele tinha cabelos, juro) e a dance music parou ali, naquele instante (mesmo que cada um de seus discos seguintes tenham muitas tracks dançantes).

Digo isso porque desde sempre Moby me pareceu mais ligado ao sofá que às pistas, alternando ambient music, downtempo e qualquer outra coisa que se encaixe no rótulo chill out – ou música preguiçosa – com (poucos) momentos frenéticos. E em Destroyed (Mute Records), seu décimo álbum, o nova iorquino hoje radicado em Los Angeles explora mais uma vez esse terreno.

Inspirado na solidão das noites insones vividas nas grandes metrópoles, Destroyed vai na mesma linha de Wait for me, de 2008, com a diferença de ser menos orgânico e mais eletrônico.

Construído sob camadas de sintetizadores – que lhe conferem um ar gelado e sombrio – o álbum abre com os beats delicados da instrumental “The broken places”, que de certa forma ditam o ritmo (preguiçoso) da maioria das faixas.

“Sevastopol” vai na contra mão dessa morosidade, e o house que aparece com vocais etéreos em “The low hum” e lento no final de “Victoria Lucas” ou as batidas quebradas de “After” também podem servir a fins mais agitados, mas o clima geral de Destroyed é mesmo de relaxamento druggy.

E novamente o maior erro de Moby é pecar pelo excesso. Assim como em Play (de 1999), o grande número de faixas – aqui são 17 – torna o álbum cansativo. No mais, para quem o ouve sem expectativas, Destroyed cai bem e funciona perfeitamente como acompanhamento para aditivos naturais.

2 comentários sobre “Moby – Destroyed (2011)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s