O Planeta Terra Festival vem se afirmando ao longo dos anos como o melhor festival de (boa) música em terras tupiniquins.
Se outros eventos trazem um número maior de atrações, o Planeta Terra preza pelo equilíbrio na hora de escolher os artistas (ano passado vieram Pavement, Smashing Pumpkins e Phoenix, para citar só os três mais comentados), e tem na excelente organização outro ponto forte.

Plateia durante o show dos Pumpkins em 2010
Neste ano a organização do festival confirmou até agora três nomes de peso, e o P.C.P diz aos seus leitores quem é quem nessa história.
***
The Strokes
Surgidos em Nova Iorque no final dos anos 90, os Strokes já eram febre antes mesmo de lançar o primeiro álbum. Com um EP chamado The modern age, a banda dos sujinhos mais ricos da história foi em grande parte responsável por colocar o rock ‘lado b’ novamente em alta e recolocar NY como centro do mapa-mundi musical.
Lançaram recentemente um novo álbum, Angles, mas nem nele nem nos outros dois discos (Room on fire, de 2003; e First impressions of earth, de 2006) os Strokes conseguiram recriar a mágica de Is this it, o tal primeiro e essencial álbum do grupo, lançado em 2001.
De qualquer forma, é a apresentação mais esperada do PT 2011, já que em 2005 fizeram um show mediano aqui em São Paulo.
***
Toro Y Moi
Chaz Bundick – aka Toro Y Moi – caiu de paraquedas no poço sem fundo que é a chamada chillwave, mas sua música vai muito além dos limites eletrônico-preguiçosos que cercam o rótulo.
Com dois discos lançados até agora, o norte-americano vem sendo apontado como uma das mentes brilhantes desta década, e de promessa musical passou rapidamente a realidade e preferido de muita gente, inclusive do P.C.P.
Deve ser o momento mais enfumaçado da noite, e é o show mais aguardado por aqui.
***
The Vaccines
Queridinhos da imprensa e tidos por alguns desmiolados como a ‘nova salvação do rock’ ou os ‘novos Strokes’ o quarteto inglês The Vaccines tem pouco tempo de vida e lançou até agora um álbum, com o sugestivo título What did you expect from The Vacines?.
Os shows da banda vem agradando geral mundo afora, gerando resenhas positivas e – pelo que se lê – ensurdecendo e fazendo suar as plateias.
Resta conferir se ao vivo fazem jus a tantos louvores, já que em disco deixam a desejar.
Pingback: Especial – Planeta Terra Festival 2011 Update « Pequenos Clássicos Perdidos