Bjork – Debut (1993)

Era uma vez uma menina que morava numa ilha de gelo e que gostava muito de cantar. Gostava tanto que aos 12 anos gravou junto com o pai um disquinho, que só fez sucesso na sua casa-iglu. Fim.

Ah, não. Esqueci de dizer que ela fez um monte de amigos e com eles formou bandas de quase nenhum sucesso. Mas daí nos anos 80 ela se tornou vocalista dos Sugarcubes, e…

…como tudo na vida é feito pra acabar, em 92 os cubos de açúcar se derreteram e a menina foi fazer música sozinha.

E assim começa a historinha por trás de Debut, primeiro álbum da querida temperamental, a esquimó Bjork.

Aviso: esse disco pode conter traços de pop ultra dançante misturados com a profundidade gelada do experimentalismo. De verdade.

Começamos com a percussiva “Human behaviour” (cujo clipe foi dirigido por Michel Gondry), uma das poucas canções mais sérias do disco. Então, caímos nas graças dessa aqui:

Diversão sonora pura!

Na sequência, Bjork manda bem com a doce e ao mesmo tempo sexy “Venus as a boy” (mais tarde regravada por Corinne Bailey Rae) e “There’s more to life than this”, com a nítida impressão de estar numa daquelas festas dentro do banheiro, sabe?

Aí vem o meio mais sóbrio, experimental e calmo, à exceção de “Big time sensuality”: as paradas são mais do que estratégicas em “Like someone in love”, “One day” (minha favorita), “Aeroplane” e “Come to me”.

Pra completar o começo-meio-fim do álbum, lá pros idos da faixa 10 vem a repentina “Violently happy”, e no fim da viagem musical, “Play dead”, com Bjork nos falando que se finge de morta, pra ver se a dor passa. Mas isso só na versão do disco que saiu no Japão.

Quem gosta da Bjork acha este disco fundamental. Depois dele, ela muda tudo e se reinventa a cada álbum. Pra quem não gosta, bem, sempre tem outro artista pra chamar de seu.

¡Hasta!

Por: Carol Belizário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s