P.C.P Entrevista – Domenico Lancelotti

O carioca Domenico Lancelotti – ou simplesmente Domenico – é uma das figuras-chave da nova e interessante música (não tão) popular brasileira.

Ao lado de Kassin e Moreno Veloso, no projeto +2, gravou Sincerely hot, álbum lançado em 2003 no qual o crossover entre a música brasileira e uma porção de diferentes elementos (eletrônica, rock, etc) apontava para um futuro que recentemente vem se tornando realidade por aqui.

Recentemente o músico lançou seu primeiro disco solo (recheado de participações classudas), Cine privê. E foi sobre este novo trabalho, influências, invenções jornalísticas e outros assuntos que o gente finíssima Domenico conversou, via e-mail, com o P.C.P.

P.C.P: Quais as diferenças (musicais e extra-musicais) entre o Domenico de Sincerely Hot e o de Cine Prive?

Domenico: Acredito que é uma continuação natural, 8 anos se passaram. As pessoas ficam um pouco diferentes, mas são as mesmas pessoas.

***

P.C.P: Cine Prive é inspirado no universo do cinema. Como você enxerga essa relação entre imagem e som?

Domenico:
É uma relação antiga, mesmo quando o cinema era mudo havia música tocada ao piano nas sessões, a música serve como suporte de emoção à cena, ela liga diretamente a imagem ao sistema nervoso. Mas o que mais me interessa é a relação Cinema-Música. O som e a cor são parentes.

***

P.C.P: Você é um músico bem requisitado, já tocou (e toca) com uma porção de artistas diferentes, então o tempo para compor e gravar material próprio deve ser escasso. Quanto tempo levou desde as ideias iniciais até o produto final de Cine Prive?

Domenico: O disco demorou uns 3 anos para ficar pronto, por causa do tempo, das limitações financeiras, a agilização das coisas práticas, encontrar um selo etc, etc…
Mas acredito no disco inserido na vida. Passei esses últimos 3 anos dentro do disco, e o disco se transformando na minha cabeça, o tempo trás um acabamento estético e uma ansiedade!

P.C.P: Você disse à Folha de S. Paulo que o disco Racional (de Tim Maia) mudou sua vida. Pode citar alguns outros álbuns/artistas que influenciaram e influenciam seu trabalho? Alguém novo faz a sua cabeça?

Domenico: Na verdade foi a Folha que disse isso por mim! Gosto muito do Tim, dos Racionais etc… Mas não diria isso, pois existem muitos outros álbuns que não tem pesos diferentes, todas as paixões artísticas que tive foram e são importantes, mas sempre arranjo uma maneira de me livrar delas.
O disco Coisas Moacyr Santos, Quem é quem do Donato, Previsão do tempo do Marcos Valle, Transa do Caetano, Cantar da Gal, Caymmi e seu violão, Axé do Candeia, Cartola, Urubu do Tom Jobim, Amoroso do João Gilberto, Chet Baker, Coltrane, Thelonius, Miles, Satie, Moondog e outros milagres!

***

P.C.P: Desde os tempos do +2 você trabalha num esquema de colaboração, e hoje essa parece ser a regra para muitos outros músicos. Você acha que esse é um novo caminho para a música (e o fim do egocentrismo artístico/começo de uma nova era)?

Domenico: Não sei. O fim do egocentrismo não existe! No nosso caso é assim naturalmente, aprendi quase tudo com meus amigos, nunca pensei que poderia fazer música sem eles. Mesmo sozinho existe a presença deles.

P.C.P: Falando em nova era, o que você acha do compartilhamento de músicas na internet e da mesma como veículo de divulgação (redes sociais, etc)?

Domenico: Acho muito bom!

***


P.C.P: Quando vai rolar uma turnê do novo álbum?

Domenico: Estamos tentando agendar, não é fácil marcar shows com o mínimo de suporte. Não confirmaram ainda, mas em junho, julho, vou fazer SP, BH, e Rio de novo.

***


P.C.P: Finalizando, deixe um recado pros nossos leitores.

Domenico: Mais humanidade e menos máquinas! Valeu!!!!!!!!!!! Bale!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s