Cat’s Eyes – Cat’s Eyes (2011)

Uma das gratas surpresas deste 2011, a dupla Cat’s Eyes lançou em fevereiro último seu primeiro EP, e ali já era possível perceber que seu debut prometia.

E em 11 de abril a Polydor assumiu a culpa por jogar no mercado o tal disco de estreia, o exótico e surpreendente Cat’s Eyes (distribuído pela Rough Trade).

O álbum traz 11 faixas que passeiam livremente por diversos territórios. As diferentes referências musicais de Faris Badwan e Rachel Zeffira, já ouvidas no EP Broken glass são ainda mais notáveis aqui.

O clima meio fantasmagórico e carregado de influências góticas é forte, sentido em vários momentos de Cat’s eyes. Em geral, pode-se dizer que esses momentos são cortesia de Zeffira, mas o mais assustador fica por conta de Badwan na sinistra “Sooner or later”, que faz o Bauhaus parecer trilha sonora de domingos no parque.

Contrastando com esse pesadelo, as vibes sessentistas são a outra face dessa valiosa moeda. A faixa “Cat’s eyes”, que abre o disco (e está também em Broken glass) serve para mostrar que o sol brilha sobre o duo, e “Over you” – outra faixa com um groove ensolarado, na linha das girl groups – é o romantismo encarnado em música.

Se em outros álbuns de outros artistas essa oscilação – ou falta de coesão – entre as faixas pode por tudo a perder, neste homônimo disco de estreia dos ‘olhos de gato’ a coisa funciona de maneira inversa: cada parte diferente estranhamente se molda e se encaixa; e por mais esquisito que possa parecer essa aura retrô do disco acaba por gerar algo novo, fresco e moderno.

Recomendado!

Um comentário sobre “Cat’s Eyes – Cat’s Eyes (2011)

  1. Pingback: Especial – Os Melhores Álbuns De 2011 « Pequenos Clássicos Perdidos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s