Sim eles me fizeram queimar a língua. James Ford e James Shaw, o duo que atende por Simian Mobile Disco, lançou este ano o mix album Is fixed, onde uma transição em sua sonoridade podia ser sentida. Saíram de cena os elementos pop e de crossover e entrou em seus lugares a ‘música eletrônica séria’.
Quando ouvi e resenhei aqui o tal disco, disse que provavelmente essa mudança não nortearia os próximos trabalhos da dupla. Ledo engano. Pouco mais de um mês após o lançamento de Is fixed, os James retornam com Delicacies (30 de novembro, via Delicacies), e… …continuam apostando na mudança.
O álbum traz a dupla produzindo 09 faixas temáticas (todas trazem nomes de laricas diversas e estranhas) onde variações do techno (minimal, detroit) dão o tom. Faixas longas, feitas para fritar corpos em pistas de dança, sem vocais, minimalistas, sombrias e altamente cerebrais.
Para quem esperava uma volta ao som de Attack decay sustain release (disco de 2007), Delicacies vai ser uma decepção. Para quem – como eu – torcia para que o Simian Mobile Disco migrasse definitivamente para o techno mais sensorial e hipnótico, este lançamento é bola na caçapa.
Recomendado!
Pingback: Simian Mobile Disco – Unpatterns (2012) « Pequenos Clássicos Perdidos