5 Do Mês – Fevereiro (2016)

No ar a segunda edição da coluna “5 do Mês”, assinada pelo nosso colaborador fixo Victor Augusto, que dichava e serve à vocês leitores algumas brisas do universo eletrônico.

Desta vez o Vitão separou algumas coisas que fizeram sua cabeça durante o mês de fevereiro, indo da house music às produções mexicanas e australianas, passando pelo funk e hip hop.

Ah, e apesar do nome “5 do Mês” ele mandou um bônus pra tornar maior – e melhor – a viagem. Segura a trip!

***

80’ Vibe

Fundadada pelos criadores do mundialmente conhecido Boiler Room (amado por uns, odiado por muitos outros), a NTS Radio é uma das mais influentes estações online em atividade (junto com a ótima Rinse FM). O segredo do sucesso da NTS é a programação extramamente diversificada. Na prática, a NTS funciona como uma catalisadora, dando espaço pra selos, coletivos e blogs independentes explorarem ritmos e artistas que não teriam oportunidade no mainstream. Dito isso, vamos ao mix: Funkineven e Jay Daniel (ambos do selo britânico Apron Records) exploram o techno e house da decáda de 80 com muita competência. Altamente indicado pra quem vai realizar tarefas caseiras. Infelizmente, não temos a playlist (ainda).

***

Flying Lotus + J Dilla

Uma homenagem do incrível Flying Lotus ao lendário J. Dilla. Esse programa foi ao ar no dia que o produtor de Detroit partiu para o outro lado, em 10 de Fevereiro de 2006. Não é preciso dizer mais nada.

***

Duas vezes Mexico

O coletivo mexicano NAAFI vem se estabelecendo com um dos principais movimentos da música eletrônica latino americana. Abraçando sem vergonha os dois ritmos mais populares dos países de língua espanhola, o reggaeton e o dancehall, misturando com inflûencias de grime e da club music contemporânea, a galera do NAAFI criou sua própria sonoridade. É música feita pra suar na pista.
O primeiro mix é da misteriosa Lil Tratum. Tem reggaeton com toques cristalinos, edits de dancehall (Spice, Vybz Kartel) e até um pouco de Mc Bin Laden. O Segundo é o mais novo EP do Paul Marmota, produtor chileno radicado no México e talvez o nome mais conhecido do coletivo.

***

Austrália via Kuala Lumpur

“Into the Blue” é um programa semanal veiculado numa rádio da Malásia. Distâncias a parte, o mix do australiano Air Max 97 é muito bom. Destaque para a faixa do NA (metade do duo nguzunguzu) “Fingers Up vs. MikeQ” e pro remix da ótima faixa “Rewind”, da subestimada Kelela, bem no finalzinho do mix (clique aqui pra ouvir direto). Dance music pra quem deseja fugir um pouco da trinca convencional house-techno-minimal.

***


Nights Slugs Rules

O inglês Bok Bok é um dos nomes mais importantes da club music contemporânea. Um dos fundadores do selo Nights Slugs (Jam City, MikeQ) e presença constante na programação da Rinse FM. Essencial – Vol 1 reúne um material ‘anti EDM’. Não tem drop nem música acelerada. Pra dançar devagarzinho.

***

Habibi, Habibi, Oxalá Funk

Ok, esse veio com um pouco de atraso – tecnicamente, é de janeiro – mas é tão bom, tão bom, que seira um pecado não incluir aqui. “Habibi Funk” é uma série de mixes produzidos pelo DJ Jannis, da Jakarta Records, selo baseado na cidade de Colônia (Alemanha). A série (que já está em sua 5º edição), reúne a produção de funk e soul arábe (!) dos anos 60 70, 80 (!!!). James Brown e Curtis Mayfield tomando um chai e tocando mizmar (flautinha do aladim)? Funk e soul com melodias e sonoridades árabes? É basicamente isso que você vai encontrar. Aperte o play e boa viagem.

Se você gostou do que ouviu, seguia a página do Jannis no Soundcloud.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s