Filme – Velvet Goldmine (1998)

Velvet Goldmine, lançado no Brasil com o mesmo título, é um filme do diretor Todd Haynes lançado em 1998, com os atores Christian Bale, Ewan McGregor e Jonathan Rhys-Meyers encabeçando o elenco.

Bale é um jornalista inglês (Arthur Stuart) escalado para cobrir uma viagem do presidente dos EUA em Nova Iorque. Antes de iniciar a cobertura, porém, é pautado para investigar o mistério que envolve Brian Slade (Rhys-Meyers), ícone do glam rock que no início dos anos 70 forjou a própria morte durante um show como golpe publicitário.

Durante as entrevistas para a matéria sobre Slade, o repórter embarca numa viagem à época em que saltos plataforma, riffs poderosos, cocaína, sexo e glitter dominaram a cultura roqueira.

Isso, claro, é uma sinopse básica. Porque o grande lance de Velvet Goldmine são as referências ao envolvimento (sexual?) entre David Bowie, Igyy Pop e Lou Reed, vividos ficticiamente pelos três atores citados no primeiro parágrafo; as glórias, as insanidades (a cena da montanha de pó no quarto do rock star), a decadência e muito sobre a importância da imagem no mundo da música.

A trilha sonora, obviamente, é poderosa, com canções de Brian Eno, Bowie, Stooges, Velvet Underground, Roxy Music e por aí afora.

Há quem não goste do filme, mas por aqui a gente adora. Boa sessão!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s