Horace Andy – Broken Beats (2013)

Horace Andy é uma figura lendária na Jamaica, e desde os anos 60 vem encantando os moradores da ilha – e fãs de reggae/dub mundo afora – com sua voz única. O cara tem uma longa discografia, mas foi à partir de suas colaborações com o Massive Attack que seu trabalho passou a ser apreciado fora das rodas do tchaca tchaca.

Recentemente o hoje senhor de 62 anos se juntou a uma série de produtores/remixers (de Oliver Frost aos preferidos da casa Dubblestandart) para recriar algumas de suas faixas. O resultado é o álbum Broken beats, lançado em janeiro último pelo selo alemão Echo Beach.

O disco traz 15 faixas divididas em 77 minutos, sendo que apenas duas (“Changes” e “Wicked Babylon must go down”) aparecem só uma vez. Todas as outras chegam mexidas e remexidas, com batidas, ecos, delays e, por incrível que pareça, sem vocais.

Ouvindo esse vai e vem de músicas se repetindo fica claro que nem todos acertaram a mão na hora de recriar as músicas de quando Andy ainda assinava como Horace Hinds (o responsável pela troca de nome foi Clement “Coxone” Dodd, o dono do mítico Studio One).

Já que voz de Horace Andy permanece imutável – mesmo ele tendo regravado todos o vocais para os remixes – a diferença entre tracks mais ou menos e sensacionais reside nos detalhes; quando soam menos eletrônicas e mais flutuantes/espaciais funcionam melhor (nos anos 80 o cantor mergulhou no dancehall e francamente não faz minha cabeça).

Num panorama geral, entre erros, acertos e preconceitos (meus), Broken beat é um álbum bacana. Mas como bem dito no allmusic, se fosse um disco de inéditas – com tantos bons produtores envolvidos – com certeza seria melhor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s