Prince Far I – Under Heavy Manners (1976)

R-753983-1155389154.jpeg

 

Prince Far I é uma das muitas figuras míticas nascidas na Jamaica entre as décadas de 30 e 50; e como tantas dessas figuras morreu bem jovem, aos 39 anos, em 1983, assassinado durante um assalto em sua casa.

À partir da segunda metade dos anos 60, Far I se envolveu com a cena musical da ilha, trabalhando como segurança do estúdio de Joe Gibbs, como empregado de Coxsone Dodd no Studio One e como DJ em sound systems. Dodd deu o pontapé inicial em sua carreira, catapultada definitivamente por Gibbs, já nos anos 70.

Daí (mais ou menos por volta de 1975) até sua morte, o DJ e Toaster – que fugia das temáticas festivas/românticas que dominavam os sound systems, preferindo falar sobre espiritualidade e revolução – lançou discos poderosos, que antes da internet eram bem difíceis de se encontrar. A gente compartilha hoje uma dessas pedradas, Under heavy manners, lançado em 76.

 

 

O disco foi produzido por Joe Gibbs, que acrescentou ao cantar falado, grave e enfumaçado de Far I – o ‘toasting’ chamado por ele de ‘chanting’ – uma vitaminada base rítmica, calcada obviamente nos poderes sobrenaturais do casal baixo e bateria.

Ele (o baixo) pulsante, intenso, linear; ela (a bateria) seca, direta – mas nem sempre reta – seguindo as linhas de seu parceiro. Entre esse par, metais, efeitos eletrônicos chapados, ecos e delays (ouça a faixa-título); e à frente de tudo Prince Far I, discursando ao invés de cantar, com sua voz poderosa porém lesada, marca d’água dele de de muitos de seus contemporâneos da pesada.

E hoje mais uma vez o PCP põe o dele na roda, disponibilizando um link para baixar Under heavy manners, por achar que todos tem o direito de ter este álbum e conhecer – ou relembrar – Michael James Williams, o Prince Far I.

Recomendado para relaxar sua mente pensante e levitar seus pés dançantes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s