Primal Scream Live @ HSBC Brasil (24/09/2011)

Poderia ser só mais um show do Primal Scream no Brasil. Mas não foi.

A banda já se apresentou por aqui duas vezes, em 2004 e 2009, mas desta vez voltou para uma ocasião especial: a turnê mundial em comemoração aos 20 anos do mítico álbum Screamadelica.

Para usar um clichê, basta dizer que Bobby Gillespie e cia. entraram em campo com o jogo ganho, e mesmo assim não se acomodaram. Mas clichês são chatos e de forma alguma poderiam descrever as muitas sensações vividas no HSBC Brasil na noite de 24 de setembro.

‘Are you ready to testify?’. Yeeeeaaaaaaaah!

Aos primeiros acordes de “Movin’ on up”, que abre Screamadelica e os shows da tour, um portal também se abriu, e as percepções de tempo e espaço foram alteradas – para sempre, em muitos casos.

O público, formado por gente que viveu a época e outros que nasceram em 1991, entrava ali num transe profundo, induzido por rock, dance music, dub e muita psicodelia. No telão ao fundo, imagens tão lisérgicas quanto a música do Primal Scream punham a visão na mesma sintonia que os ouvidos. Já outros sentidos se perdiam…

“Sleep inside this house” e “Don’t fight it, feel it” transformaram o HSBC numa enorme pista de dança; a suadeira passava a derretimento total, e o acid house de 20 anos atrás punha todos para dançar. ‘Gonna getting high ‘til the day I die’….

Na sequência, como que para acalmar o frenesi, a romântica “Damaged” iniciava uma desaleração cardíaca, pausa para o corpo, mas não para a mente.

O mantra “Higher than the sun” trouxe de volta os beats orgânicos e o baixo de Mani ao centro desse universo paralelo, anunciando em alto e bom som o poder dos alucinógenos. E aí, para levar definitvamente todos os presentes ao êxtase, “Loaded” e “Come together” encerraram as comemorações com a platéia cantando em coro ‘Come together as one…’.

No bis, o Primal Scream ainda presenteou os fãs com três outras faixas, uma dispensável (“Country girl”) e duas clássicas (“Jailbird” e “Rocks”).

Mas neste momento nada mais importava, a mágica já estava feita e seus efeitos já eram permanentes.

Um monento histórico!

‘Dou you wanna be free, to do what you wanna do? Do you wanna get loaded, and do you wanna have good time’?

Anúncios

Um comentário sobre “Primal Scream Live @ HSBC Brasil (24/09/2011)

  1. Pingback: Playlists PCP: Class of ’91 (Parte 01) | PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s