Raphael Saadiq – Stone Rollin’ (2011)

Num caldeirão, coloque um produtor musical, umas duas colheres bem cheias soul e R&B. Por último, uma pitada de 60’s (pode colocar rock n’roll também) e mexa até levantar fervura. Despeje a mistura num disco e ouça, meu amigo, ouça.

E o resultado é esse: Raphael Saadiq, com o recém-saído do forno Stone rollin’.

O disco, lançado esse ano pela Columbia Records, não é o primeiro do cara. Em 2002, Saadiq lançou seu Instant vintage; em 2004, Ray ray (fazendo analogia a seu nome de batismo Charles Ray Wiggins) e em 2008 veio o The way I see it.

Sinceramente, não ouvi ainda os outros álbuns, mas gosto muito do Stone rollin’, sobretudo porque tenho me dedicado mais aos intérpretes que, felizmente, querem resgatar a música dos “sessentinha”.

Pra fazer diferente dessa, não vou falar das canções uma a uma. Você mesmo terá o prazer de saber o gostinho dessa receita, começando com um ataque do coração:

As canções parecem que foram gravadas naqueles microfones antigos e amplificadores Marshall, sabe? Surgem até umas misturas meio Chuck Berry, com toque de Jerry Lee Lewis, B.B King e Sly and The Family Stone – e se isso for possível, Saadiq concentrou tudo que aprendeu nesse álbum.

O cara vem de uma linhagem musical formada por gente de peso. Ter trabalhado na produção e banda de apoio de músicos como Stevie Wonder, Joss Stone e Prince, pode ter ajudado um pouquinho, né não?

Além disso, ele mesmo produziu o álbum e toca boa parte dos instrumentos. Esse disco trás até uma boa parceria entre Raphael e uma japonesa da Noruega, chamada Yukimi Nagano (vocalista de apoio do Koop):

Ok. Agora chega. Vá ouvir Stone rolli’n, enquanto a velha receita ainda dá certo.

¡Hasta!

 

 

 

Um comentário sobre “Raphael Saadiq – Stone Rollin’ (2011)

  1. Pingback: Especial – Os Melhores Álbuns De 2011 « Pequenos Clássicos Perdidos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s