PCP Entrevista – Damon Krukowski (Damon & Naomi)

Damon Krukowski é uma das metades da dupla Damon & Naomi, e antes disso era membro – assim como Naomi – do mítico Galaxie 500. Mas muito antes disso tudo, os dois já estavam lado a lado.

Naomi Yang e Damon se conhecem desde os 14 anos de idade, e essa longa parceria na vida se reflete em sua música. Não é qualquer duo – seja casal ou não – que permanece fazendo música de qualidade por 25 anos. Se há desgastes na relação (o que não nos interessa nenhum pouco) nos seus sete álbuns não se nota desgaste, cansaço ou pior: obrigação.

O belo False beats and true hearts, último disco de Damon & Naomi saiu em maio último, e desde então a ideia de uma conversa com a dupla – ou com metade dela – ficou martelando por aqui, até que um contato por email abriu caminho para essa entrevista com o solícito e gente finíssima Damon Krukowski.

PCP: Nós podemos falar sobre o Galaxie 500? Por que a banda acabou?
Damon: É uma história que já foi contada antes, e que na verdade não tem nada de interessante. O velho clichê do frontman (no caso, Dean Wareham – que após o fim do Galaxie 500 montou o Luna) recebendo ofertas de mais dinheiro e fama por uma carreira solo em detrimento da banda. Tenho certeza que você já ouviu isso antes!

***

PCP: Como é tocar junto (a Naomi) por tantos anos?
Damon: É muito natural. Naomi e eu estamos juntos (como casal) há muito mais tempo do que o que tocamos juntos, na verdade. Então, é parte de nossa vida.

***

PCP: Suas canções são inspiradoras e extremamente belas. De onde vem a inspiração para compô-las?
Damon: Tudo nos inspira em nossos discos – e eu me sinto acabado quando terminamos de gravá-los. É por isso que normalmente damos um intervalo de alguns anos entre um e outro. Cada um deles nos traz ao tempo presente.

***

***

PCP: Por que decidiram chamar novamente Michio Kurihara (guitarista da banda Ghost, que já gravou e tocou com Damon & Naomi em outros discos) para trabalhar com vocês em False beats? Ele já pode ser considerado parte da banda?
Damon: Kurihara é um guitarrista maravilhoso, além de grande amigo. Nós trabalhamos com ele há tantos anos e sempre tentamos envolvê-lo em nossos projetos, mas ele é um cara ocupado – neste verão (do hemisfério norte) está excursionando com a banda japonesa Boris – então nem sempre é possível. Nós somos afortunados em poder contar com ele tantas vezes, como na última turnê pelo Reino Unido.

***

PCP: Fale um pouco sobre suas influências musicais (e artísticas, de uma maneira geral).

Damon: Nós ouvimos muita música, de todos os tempos e lugares diferentes, mas há certos artistas que estão sempre presentes, como Sandy Denny (cantora folk/psicodélica dos anos 60/70). Sua música fala diretamente a nós.

***

PCP: Vocês já estiveram no Brasil duas vezes, certo? O que acharam do país e do público brasileiro?
Damon: Nós só fomos ao Brasil uma vez, na verdade, e desde então tentamos voltar. Foi um sonho – nós amamos muito a música brasileira, e ser convidado para tocar nossas canções aí foi uma honra. Mas o que não imaginávamos era como nos sentiríamos em casa! São Paulo me lembra a Nova Iorque na qual eu cresci, nos anos 70 – a multidão, o caos, a vida nas ruas – e o Rio é um sonho, mas todo mundo sabe disso! Um dia espero conhecer a Bahia.

***

***

PCP: Vocês conhecem/gostam de música brasileira?
Damon: Sim, sim, sim! Nossos gatos são irmãos, e se chamam Caetano Veloso e Maria Bethania. Isso responde sua pergunta, né?

***

PCP: Planos futuros…
Damon: Acabamos de voltar para casa de turnês de nosso novo álbum (pelo Reino Unido nos EUA), e esperamos voltar para a estrada logo mais.

***

PCP: Finalizando – como é de praxe aqui no PCP – deixe uma mensagem aos nossos leitores e fãs brasileiros.
Damon: Brasil e Estados Unidos são gêmeos – eu acho que somos todos americanos, da mesma forma. Espero ver vocês novamente em breve, primos do sul!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s