Especial – The Stooges

 

No final dos anos sessenta, enquanto meio mundo se desbundava com a psicodelia vigente, alguns insatisfeitos saltavam fora dessa barca cheia de flores, paz e amor para expor nos buracos deixados pela cultura hippie algo diferente.

Entre esses seres estranhos estavam Kraftwerk (e os krautrockers Neu!, Can e cia), Silver Apples, Velvet Underground, MC5 e … Iggy Pop e os Stooges.

 

 

Formada por volta de 1967 em Detroit, a banda era a antítese da leveza e das viagens musicais da época. Esqueça teclados, violões e afins: com os Stooges, o negócio era violento, cru, barulhento e selvagem ao extremo.

A figura central do quarteto, Iggy Pop, serviu de inspiração a tantos band leaders quantos você possa imaginar. E o grupo – não sem méritos – é considerado pai do punk, tanto na música quanto na atitude.

 

 

Seus três primeiros álbuns, de 69 (homônimo), 70 (Funhouse) e 73 (Raw power) falam mais alto que qualquer palavra que possa ser dita sobre eles. Juntos eles são o embrião de tudo que foi feito de bom no rock – em especial no independente – nas últimas décadas.

De Ramones a Sonic Youth, todas as bandas importantes beberam em algum momentos de músicas como “No fun”, “Loose” ou “Raw power”.

 

 

Não vou perder tempo falando sobre cada um dos álbuns dos Stooges. Baixe o pacote que o PCP preparou (com os três), e saia por aí sacudindo o corpo freneticamente e gritando ‘Looooooooooooooooooord’.

Obrigatório!

Baixe aqui The Stooges, Funhose e Raw power (Mediafire, 130 M).

Anúncios

2 comentários sobre “Especial – The Stooges

  1. Pingback: The Black Box Revelation – My Perception (2011) « Pequenos Clássicos Perdidos

  2. Pingback: Odonis Odonis – Hollandaze (2011) « Pequenos Clássicos Perdidos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s